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2020 está sendo o ano do e-commerce. Ainda consigo abocanhar minha fatia nesse mercado?

Varejistas, como o Magazine Luiza, estão vendo seus lucros atingir números recordes neste ano. Mas para o pequeno empreendedor, algumas atitudes simples e constantes podem garantir o sucesso esperado nesse segmento.

Ele já vinha há alguns anos representando uma boa parcela do mercado. Mas em especial neste ano atípico de pandemia, o e-commerce se tornou essencial na vida de muitos brasileiros. Um dos maiores exemplos disso é o Magazine Luiza, que já dominava o segmento no Brasil, mas que teve, no período auge de isolamento, um crescimento invejável. Para você ter uma ideia, a varejista viu seu lucro líquido ajustado atingir quase R$ 216 milhões de reais no intervalo de julho a setembro, um salto de 69,6% sobre o ano anterior.

UAU! Mas Mari, eu só estou começando… vamos devagar! Será que vale a pena eu abrir o meu e-commerce?

Sem problemas, vamos lá: para você que é um Micro-Empreendedor Individual, Microempresa ou apenas está iniciando sua vida de autônomo e pensou em abrir o seu e-commerce, saiba que as vantagens de se abrir uma loja virtual são muitas. Não é necessário investir em salas, aluguéis e muitas vezes nem é necessário possuir um depósito próprio, sem contar o baixo custo inicial e a possibilidade de vender para um público muito mais amplo que uma loja física. É claro que todas essas vantagens também vêm acompanhadas do fato de se ter muito mais concorrência, já que várias lojas estarão ali, à disposição do seu cliente. 

E eu, pequeno peixinho, tenho chance de entrar nesse mar e concorrer com esses “tubarões?”

É nesse momento que se torna indispensável que o seu negócio esteja “redondo”. O que eu quero dizer com isso? Significa que você deve entregar o melhor possível para o seu cliente, desde o momento em que ele está pesquisando o produto até o momento do pós-venda.

Uma loja virtual bem estruturada, organizada, pensada na experiência do cliente, fácil de usar, de comprar e de pagar vão te ajudar a ter um aumento nas suas vendas on-line. É importante também você dispor de vários canais para o seu cliente entrar em contato contigo sempre que precisar. Pode ser um chat no próprio site, um link direto para o WhatsApp, redes sociais ou até mesmo um telefone. O importante é que você responda os seus clientes o mais rápido possível, já que para ele mudar de aba e desistir da compra, bastam alguns segundos…

O que mais eu posso fazer para fidelizar esse cliente?

Vale tudo na hora de conquistá-lo: oferecer cupons de desconto, brindes, frete grátis, tudo o que possa fazer o cliente entender que vale a pena comprar no seu site. O seu cliente também vai adorar receber a sua atenção após fazer o pedido. Agradecer pela compra, enviar o status do pedido, avisar quando o produto saiu para entrega, perguntar se o produto chegou conforme o esperado são algumas atitudes que vão causar uma ótima primeira impressão, resultando em grandes chances dessa pessoa voltar a comprar mais vezes com você. 

Investir em diversidade de produtos também é essencial. Oferecer várias opções, sugerir cores, formatos, tamanhos, combos (já ouviu falar de up-sell?) também são ótimas formas de fazer o faturamento do seu e-commerce deslanchar. 

Beleza, Mari, então eu vou fazer tudo isso. Valeu!

Calma, meu jovem, porque aqui vai a última e mais importante dica: Nunca, eu disse NUNCA deixe de investir no marketing da sua empresa! Campanhas patrocinadas, seja no Google, Instagram ou Facebook são fundamentais para trazer novas pessoas a conhecer o seu site!

Se você está começando o seu e-commerce e tem dúvidas sobre isso, não deixe de mandar um whats aqui pra mim! Vou ter o maior prazer em trocar uma ideia com você, sem compromisso,  e te ajudar tanto a criar a sua loja virtual, como otimizá-la e construir uma estratégia de marketing para te fazer vender muito mais! 

Boas vendas!

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